Dia a dia, Afinal quem é bullying?

Bullying é um termo da língua inglesa que significa valentão: ‘bully = valentão’. Termo que se refere a qualquer forma de atitude agressiva.




  Essas agressões são consideradas bullying sendo intencionais ou repetitivas, que ocorrem sem motivo aparente e são praticadas por uma ou mais pessoas.
O bullying é diferenciado por duas categorias.

A 1ª é o bullying direto, que é mais comum entre os agressores masculinos. 

A 2ª é o bullying indireto, essa forma é mais comum entre mulheres e crianças.

 A maior característica da segunda categoria é o isolamento da vítima.

No geral, as vítimas de bullying temem o(a) agressor(a) por conta das ameaças ou das agressões físicas, sexuais ou ainda, pela perda de objetos pessoais.

Apesar de pouco divulgado, o bullying não ocorre apenas nas escolas, ele é bem comum também em grandes universidades, faculdades, nas famílias, no trabalho, até mesmo entre colegas próximos e vizinhos.

É comum que as escolas desconheçam o problema quando ocorrem dentro delas por eles não serem denunciados, ou até sabem, mas não admitem. Há ainda aquelas que negam a enfrentar o problema. 



ATENÇÃO: ESTÃO INCLUSOS NO BULLYING TODOS OS APELIDOS PEJORATIVOS CRIADOS PARA ‘ZOAR’ OU HUMILHAR COLEGAS!!!


Não devemos culpar as testemunhas das agressões quando elas não denunciam os casos de bullying, pois elas também temem os agressores e na maioria das vezes tem medo de após a denúncia acabarem se tornando ‘a próxima’ vítima do valentão. 

No caso de bullying escolar, quando não ocorre a intervenção de uma autoridade, toda a turma acaba sendo ‘contaminada’ negativamente e acabam experimentando o sentimento de medo e ansiedade pelas reais vítimas.




O assunto complica um bastante quando se analisa as consequências futuras de crianças e adolescentes vítimas de bullying, no decorrer do crescimento eles podem desenvolver comportamento agressivo, podem chegar a desenvolver um transtorno bipolar, uma anorexia, bulimia, baixa autoestima e em casos extremos que não são tão raros assim, essas vítimas podem cometer suicídio!


Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause danos a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.



Junto a todo esse conteúdo chegamos à conclusão de que bullying não é brincadeira! Bullying não tem graça e pode sim chegar a matar! 

Que todos se juntem contra esse ato terrível, que juntos possamos combater e colocar fim a esse mal que atinge tanta gente! Viu alguém sendo vítima?! Tome providência! Denuncie a alguém que possa tomar atitude sobre a situação!



Basta cada um agir respeitando o próximo e 
denunciando casos dessa agressão!

Segue um link do canal Cartoon Network que fala bastante sobre o assunto, mostra que até bullying virtual existe! Assine o compromisso de não ficar calado! Chega de bullying!







Quando não tiver mais nada
Nem chão, nem escada
Escudo ou espada
O seu coração
Acordará

Quando estiver com tudo
Lã, cetim, veludo
Espada e escudo
Sua consciência
Adormecerá

E acordará no mesmo lugar
Do ar até o arterial
No mesmo lar
No mesmo quintal
Da alma ao corpo material

Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna
Hare Hare
Hare Rama
Hare Rama
Rama Rama
Hare Hare




Fiquem atentos!
Mantra do queridíssimo Nando Reis
Pra inspirar a nossa reação contra o bullying!

Espero que tenham gostado!
Compartilhem muito!
Milhões de beijos!
Jéssy!









RetrocederPost PróximoPost Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário