Do dia a dia, As 'amigas' Ana e Mia


Estou presa nesta rotina
Eu preciso mudar o meu jeito
Em vez de sempre ser fraca
Eu não quero ter medo
Eu quero acordar me sentindo
Bonita hoje
E saber que estou bem


Falaremos hoje de um assunto bem polêmico mas nem tão discutido como deveria ser, um assunto que atinge milhões de jovens, entre homens e mulheres, que buscam ser aceitos, que buscam entrar pra um ciclo de amigos, que buscam os padrões impostos pela mídia.
Bulimia, Anorexia, Bulimia Nervosa, Anorexia Nervosa, ou se você preferir, apenas Ana e Mia. Pra quem é leigo no assunto, ou até nunca ouviu falar, Ana é o apelido que quem sofre com essa doença dá a Anorexia e Mia é o apelido fofo que a bulimia ganhou! É exatamente isso que você está pensando, até apelidos bonitinhos as danadas ganharam! Uma maneira de serem camufladas também, maneira essa que acaba enganando pais quando vêm seus filhos conversando sobre a Ana ou sobre a Mia. Se você é pai e está lendo o nosso blog agora, que sirva de alerta: ANA e MIA nem sempre são as amigas dos seus filhos!
Segundo o Dr. Dráuzio Varella segue a definição dos distúrbios.
BULIMIA: Distúrbio que se caracteriza por episódios recorrentes e incontroláveis de grandes quantidades de alimentos geralmente com alto teor calórico, seguidos de reações inadequadas para evitar o ganho do peso por culpa do excesso de alimento ingerido, tais reações comuns são a indução de vômitos, uso de laxativos e diuréticos, jejum prolongado e prática exaustiva de atividade física.
ANOREXIA: Distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se enxerga obesa. Com medo de engordar exagera na atividade física, jejua por horas, toma laxantes e diuréticos.

Fiz algumas pesquisas, colhi alguns depoimentos e no geral se nota que as maiores causas desses distúrbios são, a busca pelo corpo perfeito, aceitação na sociedade,  pressão familiar, implicância familiar com o peso da pessoa, que gera piadinhas de mal gosto, bullyng, bem comum nas escolas brasileiras, apesar de ser colocado por baixo dos panos, depressão que tanto pode ser a causa de um dos distúrbios, como pode ser a consequência deles e o racismo que pode causar bem mais que distúrbios alimentares!


Com toda a abrangência que temos hoje na internet, é bem comum encontrarmos por ela dicas de como provocar o vômito, blogs com diários de garotas que sofrem com os distúrbios, blogs para elas compartilharem ideias e experiências também!

‘’ ...problemas na escola por ser negra, cristã e acima do peso...’’
‘’ ...nunca tinha visto o mundo com tamanha brutalidade e violência...’’
‘’ ...cheguei a levar chutes, ponta pés e ser ameaçada...’’
‘’ ... levei diversos apelidos...’’
’’ ... me sentia desprezada...’’
‘’ ... não queria mais ir à escola...’’
‘’ ... mudei meu comportamento por completo.’’
‘’ ...depois de 5 meses minha mãe me proibiu de ir ao banheiro após as refeições’’
‘’ ... nada do que ela fazia adiantava, por longos 18 meses eu não conseguia dormir se não esvaziasse o peso que a comida me fazia sentir.’’
‘’.. Tive sequelas...’’
‘’ ... como miar não resolvia, passei a ficar sem me alimentar até 20 horas por dia...’’
‘’ Até que fui levada ao médico e alertada que se continuasse, morreria...’’
‘’ ... No início de tudo, esse meu vício me fazia sentir-me bem e sem ‘culpa’ por ter comido mesmo que fosse o mínimo... ‘’
‘’ ... atualmente ainda sinto o peso disso tudo em mim... ‘’
‘’ ... não tenho namorado e culpo meu peso por isso... ‘’
‘’ ... Há dois anos não pratico mais!’’
‘’ ... Tenho 1,68cm e 77kg.’’
‘’ ... bullyng, apelidos e zoação por eu ser gorda...’’
‘’ ... desde os 11 anos eu via sites e Ana e Mia e queria ser....’’
‘’ ... 12 anos comecei com a Mia, mas acabei parando por me fazer mal....’’
‘’ ... há dois anos comecei com a Ana... ‘’
‘’ ... sentindo um remorso tão grande quando abusa da comida... ‘’
‘’ ...automaticamente você vai se desligando do mundo... ‘’
‘’ ... isso tudo vai te corroendo por dentro... ‘’
‘’ ... a maioria das pessoas que são Ana ou Mia tem depressão ou se cortam... ‘’
‘’ ... odiar o próprio corpo é algo que vai te matando por dentro... ‘’
‘’ ... é como se fosse algo que não conseguíssemos parar sozinhas, precisamos de ajuda... ‘’
‘’ ... No começo a Ana e a Mia parecem ser suas amigas, mas se continuar com isso a sua única amiga será a morte... ‘’
‘’ ... sofria bullyng diariamente... ‘’
‘’ ... com 13 anos decidi que iria emagrecer... ‘’
‘’ ... comecei a comer cada vez menos... ‘’
‘’ ... como o efeito era demorado, comecei a beber vinagre todos os dias em jejum e após as refeições, chupava limão, dei um jeito de comprar laxantes e usava todos os dias, comecei a forçar o vômito.’’
‘’ ... em dois meses eu perdi 12kgs.’’
‘’ ... sou estudante da saúde, conheço a doença que tenho e luto contra ela todos os dias...’’
‘’ ... mantive esse hábito por 3 anos e meio, tenho 1,69 de altura e pesava muito menos que 48kgs, não sei ao exatamente, pois me negava a subir em uma balança.’’
‘’ ... Hoje eu peso 53kgs, me olho no espelho e me vejo gorda, mas sei que não estou, to no peso ideal, tento em basear por aí, mas ainda evito praia, piscina e tal porque tenho vergonha do meu corpo.’’
‘’ ... Acho que é essencial que as famílias estejam atentas.’’
‘’ ... procurar apoio de um profissional é extremamente importante...’’
‘’ ... é horrível, eu sei que você sabe que é horrível!’’
‘’ ... Não tenha medo de se pesar.’’
‘’ ... a família da minha mãe sempre fez ‘brincadeiras maldosas’ comigo... ‘’
‘’ ... para eles era uma brincadeira, para mim era algo sério.’’
‘’ ... brigas em casa.’’
‘’ ... sofria bullyng.’’
‘’ ... diagnosticada com síndrome do pânico.’’
‘’ ... depressão.’’

‘’ ... PRECISO SER ACEITA!’’
‘’ ... As meninas populares eram magras...’’
‘’ ... comecei a pesquisar métodos de emagrecer rapidamente ... ‘’
‘’ ... comecei a me comunicar através das redes sociais com meninas que eram Ana e Mia.’’
‘’ ... trocávamos dicas de como forçar o vômito... ‘’
‘’ ... logo fiquei doente ...’’
‘’ ... de 66kgs fui pra 54 em dois meses... ‘’
‘’ ... meu cabelo só de relar, caía.’’
‘’ ... Me deu anemia.’’
‘’ ... Minha mãe só descobriu porque comecei a ter desmaios com frequência.’’
‘’ ... Deu gastrite.’’
‘’ ... já cheguei a tomar desinfetante para ajudar a vomitar.’’
‘’ ... Pensei em me matar diversas vezes.’’
‘’ ... Porque tenho que ser magra para ser aceita? Porque tenho que me colocar no padrão de beleza pra ser feliz?’’
‘’ ... aos 14 anos parei, mas até os 16 tive recaídas.’’
‘’ ... carreguei por muito tempo consequências do que fiz.’’
‘’ ... Com 17 anos passei a ser feliz comigo mesma!’’
‘’ ... Há dois anos fiquei sabendo que uma das meninas que eu conversava faleceu por esses motivos.’’
‘’ ... Hoje vejo que ser feliz e ser bonita é uma questão de aceitação!’’
‘’ ... Eu quis mudar rápido e a única coisa que consegui, foi ficar doente!’’

Aí estão depoimentos de pessoas que sofrem ou que já sofreram com uma das duas doenças! É bem chocante quando vemos que pessoas chegam a beber desinfetante, com o intuito de vomitar pra emagrecer não é?! Pois fiquem atentos que isso nem é o caso mais absurdo!
Para o País das Maravilhas?

E tudo isso pra ser bonito (a), tudo isso pra alcançar o País das Maravilhas! Será mesmo que é tão bom assim?! Devemos nos policiar com a obsessão a magreza! Devemos tomar muito cuidado com pessoas próximas a nós que tentam nos induzir a isso também. É claro que ninguém vai dizer a você: ‘fulana vire amiga da Ana, ou talvez da Mia’’. Mas as piadas familiares, o bullyng, todo tipo de agressão, seja ela física ou verbal que possa acabar te levando a fazer alguma dessas práticas, deve ser denunciada!

E o mais importante de tudo: se aceite como é! Ame seu sorriso, ame seu cabelo, ame seu corpo! Mude seu corpo com uma reeducação alimentar, com exercícios e mude porque você quer, mude pra fazer bem a você e não porque mandara, muito menos pra alcançar modelos esqueléticos mostrados nas redes de comunicação!
Que todos esses depoimentos sirvam de alerta pra você que está pensando num modo rápido de emagrecer! Que sirvam de alerta a pais, amigos e familiares que desconfiam que o fulano ou ciclano está com uma dessas doenças!
ANOREXIA E BULIMIA SÃO UMA DOENÇA, NÃO SÃO OPÇÃO DE VIDA!
Não tenha vergonha de procurar ajuda médica! Não tenha vergonha de se cuidar! Não tenha vergonha de tratar de uma doença que pode te causar a morte!


Fiquem atentos, se policiem!
 Espero que tenham gostado!
Milhões de beijos!
Jéssy








RetrocederPost PróximoPost Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário